Telefone
+55 51 9 97592351

Blog > Post

Saiba mais

quarta-feira, 21/01/2015
Saiba mais

Você sabe o que é uma ferramentaria?

Ferramentaria é um ramo da metalurgia que cria, desenvolve e produz ferramentas e peças.

Utiliza equipamentos de precisão como a fresadora e tem formação de nível superior em cursos como o de Tecnólogo de Fabricação Mecânica para Ferramentaria.

E o que é um ferramenteiro?

Ferramenteiro é o profissional mais completo da metalurgia braçal, com conhecimento de todas as áreas da metalurgia faz desde a usinagem à preparação de seus maquinários tem habilidades em fresadoras,tornos devendo saber de tudo um pouco, inclusive no setor de retífica, pois em alguns casos é necessário a correção das ferramentas.

O ferramenteiro antes de tudo precisa ser um profissional com capacidade de ter uma visão 3D do produto que será fabricado.

Dentro das especializações destacam-se as seguintes:

Ferramenteiro de corte e repuxo: Nesta área o tópico principal é a fabricação de estampos de corte, dobra ou repuxo, nos quais irão ser utilizados como ferramentas para a conformação de chapas de aço, cobre, latão e demais materiais metálicos.

Ferramenteiro de moldes plásticos: Nesta área o tópico principal é a fabricação de moldes para a conformação de plásticos e suas resinas.

O ferramenteiro preza pela qualidade e atua em todos os níveis da produção técnica de suas ferramentas (Estampos ou Moldes).Na atualidade brasileira é um profissional em extinção.

Estes profissionais além de técnica altamente apurada são capazes de projetar e construir qualquer tipo de molde de injeção e serem referências para a equipe.